Redes Sociais
Blog
História: Pai das Redes Sociais, o termo weblog foi criado por Jorn Barger em 17 de dezembro de 1997. A abreviação blog, por sua vez, foi criada por Peter Merholz, que, de brincadeira, desmembrou a palavra weblog para formar a frase we blog ("nós blogamos") na barra lateral de seu blog Peterme.com, em abril ou maio de 1999. Em dezembro de 2007 foram rastreados 112 milhões de blogs pelo mundo.
Características: De gêneros variados, os blogs reunem postagens diversas e geralmente possuem característica própria de seu segmento. Há nichos de comércio, denúncia, marketing, relacionamento, divulgação artística, etc. As postagens são ilimitadas e costumam familiarizar-se à reportagens jornalísticas. É possível interagir com o autor de maneira indireta inserindo comentários após cada postagem, mas a relação ainda é muito distante.
Modo de Acesso: Irrestrito. Alguns servidores disponibilizam o modo seguidor.
Orkut
História: Criado em janeiro de 2004 e administrada pelo Google, seu principal público são brasileiros e indianos.
Características: Trata-se de página fixa com descrição detalhada do seu perfil, de como você é. Você conta também com uma página para recados e acesso a comunidades que além de revelar muito sobre seus gostos, ainda servem como ponto de encontro para pessoas com assuntos em comum. No Orkut, em geral, você divulga seu perfil social como um currículo. Os primeiros contatos por Orkut levam ao MSN. Em alguns casos levam ao altar (neah, amor?!).
Modo de Acesso: Restrito por recomendação de usuários.
História: Criada por Mark Zuckerberg é hoje a maior rede social do mundo contando com mais de 750 milhões de usuários.
Características: Na página do facebook você pode comentar os principais fatos ocorridos no dia e interagir com amigos a respeito de diversas postagens. É muito parecido com um blog, mas sua aceitação para textos longos não é tão boa.
Modo de Acesso: Irrestrito.
História: Criado em 2006 por Jack Dorsey, trata-se de uma página para posts rápidos, conhecida como SMS virtual.
Características: No twitter você vai encontrar recursos para acompanhar o dia-a-dia de diversas personalidades (famosas ou não) com as quais você se identifica e gostaria de ter notícias em tempo real. É uma das formar mais rápidas de disseminar informações pelo mundo. O limite de caracteres por postagem, faz com que os usuários se disciplinem no uso da rede. Geralmente estão sempre linkados a outros sites (inclusive de relacionamento). Funciona como um diário eletrônico para muitos.
Modo de Acesso: Irrestrito na estrutura de seguidores.
P.s.: Guia para Maus entendedores:
- Se você quer abordar temáticas do mundo ou do cotidiano em geral, CRIE UM BLOG.
- Se você quer compartilhar assuntos em comum e se apresentar para pessoas desconhecidas, CRIE UM ORKUT.
- Se você quer compartilhar opiniões, manter contato e convidar amigos para eventos, CRIE UM FACEBOOK.
- Se você quer propagar notícias pelo mundo, divulgar informações em tempo real, CRIE UM TWITTER.
(Drica MB)
Fonte: Wikipédia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário